
O branco da paz é sempre uma boa cor para começar o ano
Não tem jeito. Queira ou não, o branco é sempre a cor favorita das festas de Réveillon. Tem gente que acha bobo e sem imaginação, tem gente que diz que é superstição. Na minha opinião, acho bonito ver todo mundo de branco nesta festa que marca o início de um novo ciclo da vida.
Uma boa saída é unir o branco ao dourado neste Réveillon.
Onde tudo começou
Não tem jeito. Queira ou não, o branco é sempre a cor favorita das festas de Réveillon. Tem gente que acha bobo e sem imaginação, tem gente que diz que é superstição. Na minha opinião, acho bonito ver todo mundo de branco nesta festa que marca o início de um novo ciclo da vida.
Uma boa saída é unir o branco ao dourado neste Réveillon.
Onde tudo começou
A inspiração veio das festas de umbanda e candomblé das praias brasileiras, quando se comemora a chegada de mais um ano e o reinado de um novo Orixá com rituais, oferendas à Iemanjá e velas acesas na praia. A beleza das festividades contaminou nosso povo e os rituais foram se espalhando por entre turistas e curiosos que gostavam de observar de longe a beleza daquelas manifestações religiosas. Pouco a pouco, as pessoas foram imitando algumas práticas e as incorporando às suas comemorações pagãs, como rituais para conquistar a boa sorte. Entre eles, as flores para Iemanjá, o hábito de pular as sete ondas e o uso das roupas brancas, já que o branco é a cor de Oxalá, maior de todos os orixás, identificado como Jesus no sincretismo das nossas religiões. Além disso, o branco é a cor da paz, o que é sempre desejável numa mudança de ciclos. A grande festa de Copacabana e o charme dos cariocas foi, sem dúvida, determinante na divulgação deste costume, que tomou conta de todo o litoral brasileiro e invadiu também as cidades. Hoje, mesmo sem saber direito o porquê, a gente se sente bem vestindo o branco, a cor da paz e da pureza, nas festas de Réveillon.
Festa na praia
Festa na praia
É uma delícia participar das comemorações de mudança de ano na praia. A vibração que vem da religiosidade brasileira, a energia da natureza e a comunhão das pessoas que, juntas, estão ali todas de branco para festejar um novo ano, é contagiante. Seja numa cidade grande ou numa praia, não é apenas o branco que é fundamental, algumas regrinhas também se fazem necessárias, vamos a elas.A roupa deve ser leve e confortável. Para as mulheres, vestidos e saias longas, túnicas ou vestidos curtos e soltinhos, de tecidos naturais, são as peças mais desejáveis, lembrando que as coladas e sintéticas estão totalmente por fora. Fica bacana apostar em shorts ou bermudas soltas e leves com blusinhas românticas. Mas evite o short masculinizado e as camisetas muito básicas. Se enfeite, porém evite bijuterias. Para não perder jóias no mar, prefira os lenços e echarpes esvoaçantes. Evite sapatos pesados, como as sandálias de plataforma, para não pisar no pé de alguém, e opte pelos "flats" (as rasteirinhas da hora, as sandálias de dedos, baixinhas e "thongs"). Para os homens, as bermudas ou calças mais soltas como as de pijama, amarradas na cintura, podem ficar boas. Camisetas ou camisas de mangas curtas também são opções interessantes. Os calçados masculinos podem ser sandálias, para as festas mais tranqüilas e as calças de pijama ou tênis para as festas mais radicais, nas praias cheias.
Festa descontraída na cidade
Festa descontraída na cidade
Este tipo de festa é bem tranqüila, mas valem algumas dicas. Evite as roupas muito curtas ou muito decotadas, no estilo "vestida para matar", sabe? No Réveillon, normalmente as pessoas abusam um pouco das bebidas, então você evita alguns inconvenientes. Prefira os vestidos românticos, soltos e com babados. Abuse dos modelos de um ombro só e dos tecidos mais refinados, com brilho leve e cintilante. Valem os bem curtos, quando em shorts ou bermudas de tecidos sofisticados, assim como em paletós ou jaquetas, leves e refinados. Nos pés, a preferência é para os sapatos ou sandálias mais compostas e os saltos, que deixam a postura mais montada.Para os homens, aconselham-se as bermudas mais chiques, camisas leves e camisetas arrumadas. Valem as calças pijama mais sofisticadas e os macacões chiques, com camisas. Evite regatas, chinelos e axilas expostas. Rapazes, componham-se.
*texto: Mariana Rocha, consultora de moda.
*texto: Mariana Rocha, consultora de moda.
FELIZ ANO NOVO A TODOS,
E que todos façam muito sucesso com as roupas da Tânia Boutique!
Nenhum comentário:
Postar um comentário