Divulgação

"Tânia Boutique on Twitter"
- www.twitter.com/taniaboutique
"Tânia Boutique on Facebook"



domingo, 18 de janeiro de 2009

TANIA BOUTIQUE | ACT NOW

A Tania Boutique acredita no desenvolvimento humano sustentável através da comunicação e da troca de informações. Com finalidade de combater a desinformação e difundir uma cultura de consciência socioambiental postaremos no blog várias informações a respeito de desenvolvimento sustentável.
Para começar, conheça um pouco mais sobre o Protocolo de Kyoto:

O Protocolo foi o resultado da 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada no Japão, em 1997. A conferência reuniu representantes de 166 países para discutir providências específicas em relação ao aquecimento global.
O Protocolo de Kyoto tem como meta a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), além de outros gases poluentes e causadores do efeito-estufa (metano, CFCs etc). Eles são uma das graves causas do aquecimento planetário acelerado (76% do total relacionado ao aquecimento global).
O texto foi baseado nos princípios do Tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas de 1992. E pressiona governos e indústrias a adotarem uma série de medidas mitigadoras elaboradas durante a última década de discussões. E reforçadas pelos recentes relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).
A meta de redução varia de um signatário para outro (em relação aos níveis de 1990). Os países da União Européia, por exemplo, têm de cortar suas emissões em 8%; o Japão se comprometeu com uma redução de 5%. Alguns países, que contabilizam emissões baixas, podem até aumentá-las. Mas a ONU afirma com veemência que os países industrializados estão fora da meta, e prevê para 2010 um aumento de 10% em relação a 1990. Estados Unidos, Canadá, Japão e países europeus, com cerca de 20% da população mundial, emitem 46% dos gases-estufa. O Brasil entra na lista como quarto emissor de CO2 quando se trata de emissões por queimadas ocorridas na floresta amazônica.

(*fonte: Época On Line)

Nenhum comentário: